Sunnergy Logo
Início Detalhes Portfólio Detalhes Dúvidas Detalhes Contato Detalhes Sobre Sobre a Sunnergy Simular orçamento Detalhes

Uso de cookies - Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa

política de privacidade

Dúvidas frequentes

Conceitos básicos, equipamentos e vantagens da energia solar.

Energia Solar

O que é energia solar?

Menos   detalhes

Energia solar é o termo que se refere à energia gerada a partir da luz e do calor do sol, sendo uma fonte de energia alternativa para os consumidores, 100% limpa, sustentável, renovável e inesgotável. Existem diversas tecnologias em constantes progressos sendo utilizadas, entre elas: aquecimento solar, energia heliotérmica, arquitetura solar, fotossíntese artificial e a fotovoltaica, sendo a última a mais comum, por ser, economicamente, mais acessível aos consumidores.

Exemplo de projeto

Como funciona a geração de energia solar?

Mais   detalhes

A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia obtida a partir da irradiação solar, que é incidida sobre células ou módulos fotovoltaicos de materiais semicondutores, como o silício, e é transformada diretamente em eletricidade. As correntes elétricas, coletadas pelos módulos, são acionadas por aparelhos controladores e conversores, podendo ser armazenadas em baterias (sistema Off-Grid) ou conectadas à rede elétrica das unidades consumidoras (sistema On-Grid). O índice de produção de energia elétrica depende da radiação que atinge a terra, da latitude e das condições atmosféricas, como: nebulosidade e umidade relativa do ar. Quanto maior a incidência de irradiação solar direta, melhor o aproveitamento para a geração de energia solar. Cada região, cidade e estado do Brasil possui diferentes intensidades de irradiação solar e níveis de Hora Sol a Pico, o que influencia diretamente na quantidade de quilowatts-hora produzidos ao dia ou ano.

Quais são as principais vantagens da energia solar fotovoltaica?

Mais   detalhes

- Comprometimento sustentável com fontes limpas e seguras de energia;
- O sistema não está sujeito à mudança de regras tributárias, toda a energia produzida é consumida no imóvel. Se houver excesso, essa energia é cedida à concessionária ou é armazenada em baterias e poderá ser usada posteriormente;
- Até 95%, em média, de economia na conta de luz;
- Não polui e não contamina o meio ambiente;
- Inovação tecnológica controlada para não prejudicar o meio ambiente - Energia limpa e renovável sempre disponível;
- Para mais energia, basta instalar mais painéis - Painéis com durabilidade e garantia de no mínimo 25 anos;
- Para otimizar os espaços, os painéis são instalados nos telhados ou em solo;
- Valorização imobiliária, cerca de 8% com o sistema instalado - O sistema Off Grid funciona mesmo na falta de energia elétrica, usando a energia do sol durante o dia ou das baterias à noite.

Obs.: O sistema On Grid só funciona quando houver energia da concessionária. Se faltar energia ele desliga e não há geração, mesmo que o dia esteja ensolarado.

Quais as vantagens econômicas da energia solar fotovoltaica?

Mais   detalhes

À parte do investimento inicial, com compra e instalação do equipamento, a energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico não tem outros custos, dado que os painéis demandam pouca manutenção. Com a evolução tecnológica, o prazo de retorno deste investimento inicial está cada vez menor.

Além disso, tal energia é autossuficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produção. A energia fotovoltaica também é a solução mais barata para a eletrificação de grandes propriedades rurais formadas por sistemas elétricos dispersos. Outro uso bastante viável, principalmente para a iniciativa pública, é a eletrificação de comunidades remotas.

Quais os tipos de sistemas de energia solar? Qual o tipo certo para mim?

Mais   detalhes

Os sistemas podem ser Térmicos (para aquecimento) ou Fotovoltaicos (para geração de energia elétrica). A energia solar térmica serve para chuveiros, piscinas, aquecimento de ambientes ou processos industriais. Já o sistema fotovoltaico pode ser utilizado tanto para locais remotos ou sem energia, sendo chamados de sistemas Isolados ou Off Grid, quanto para locais com acesso à energia elétrica para redução do consumo, sendo então chamados de sistemas conectados à rede ou On Grid.

Posso instalar um sistema solar em minha casa ou empresa para economizar energia?

Mais   detalhes

Sistemas fotovoltaicos são utilizados em residências como forma de economia de energia quando há legislação regulamentando quanto a venda do excedente gerado para a rede elétrica, o que é convertido em créditos para uso próprio. No Brasil, a ANEEL aprovou a regulamentação intitulada resolução normativa que permite a conexão de um sistema residencial e viabiliza o investimento através do sistema de compensação energética. Portanto, hoje já é permitido e viável a instalação de um sistema fotovoltaico residencial.

Nos dias de hoje, a busca por iniciativas ecológicas e sustentáveis por parte das empresas é grande. Como a tecnologia é relativamente nova no Brasil e a popularização no futuro é inevitável, a instalação hoje de um sistema solar, além de atrair a atenção da mídia, pode ser utilizada para a geração de material publicitário e campanhas de marketing, o que trazem retornos consideráveis, além da economia gerada através do sistema de compensação energético da resolução normativa aprovada pela ANEEL. Também é possível, no caso de sistemas conectados à rede, disponibilizar na internet quanto da própria energia a empresa está gerando e qual está sendo a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera.

Com energia solar fotovoltaica, é possível utilizar todos os aparelhos elétricos comuns?

Mais   detalhes

Sim, a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia elétrica convencional. No entanto, é necessário um projeto de instalação de painéis condizente com a demanda e a finalidade de consumo.

Ter uma “usina” fotovoltaica no telhado de casa é barulhento?

Mais   detalhes

No sistema fotovoltaico, a energia elétrica não é gerada a partir de movimentos mecânicos. É a interação entre o silício cristalino e a luz solar que gera a liberação de elétrons para a corrente elétrica, e este processo é silencioso.

Por que energia solar é um bom negócio?

Mais   detalhes

No sistema fotovoltaico, a energia elétrica não é gerada a partir de movimentos mecânicos. É a interação entre o silício cristalino e a luz solar que gera a liberação de elétrons para a corrente elétrica, e este processo é silencioso.

Quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica?

Mais   detalhes

O custo do sistema depende do seu tamanho e equipamentos selecionados, que por sua vez dependem da quantidade de energia necessária e de características do local da instalação. Um sistema completo e instalado custa entre 2.500 e 5.000 R$/kWp.

Simule já o orçamento para sua casa clicando aqui.

Como é feita a instalação?

Mais   detalhes

Uma instalação da Sunnergy leva em média de 2 a 3 dias para pequenos projetos residenciais e 4 a 5 dias para pequenos projetos comerciais. Para outros projetos, o tempo pode variar entre 1 e 3 semanas. Portanto não realizamos uma obra, mas sim um processo rápido e sem dores de cabeça. Seguimos os mais altos padrões de engenharia na instalação. Possuímos NR10 e NR-35 (normas de segurança para trabalho em altura e eletricidade), além de contarmos com serviços técnicos altamente capacitados.

É possível tornar-se completamente independente da rede elétrica utilizando energia solar?

Mais   detalhes

Para se tornar independente da rede elétrica, é necessário um sistema autônomo, onde o armazenamento da energia é feito por baterias. Esse tipo de sistema é recomendado para locais onde não há rede elétrica, como fazendas e zonas remotas. Em zonas urbanas, a viabilidade financeira indica um sistema conectado à rede.

Como é feito o projeto da minha casa ou da minha empresa?

Mais   detalhes

Uma vez que você entrou em contato com a Sunnergy você passa a ter um consultor exclusivo que acompanhará seu projeto do início ao fim. Com a sua conta de luz em mãos, nossa equipe de engenharia começa a fazer o dimensionamento do seu projeto. Através de softwares, inteligência remota e imagens de satélites, fazemos um dimensionamento de forma remota e segura, sem nenhum custo. Toda a homologação, que é o processo de regularização do projeto junto à concessionária de energia local, é feita pela Sunnergy, restando aos nossos clientes apenas desfrutar da redução em suas contas de luz.

O que é e como se faz a homologação do projeto?

Mais   detalhes

Homologação é o nome dado ao processo de regularização do projeto de geração fotovoltaica junto à distribuidora de energia local (ex. a COSERN). Este consiste no envio do projeto de engenharia detalhado à concessionária, que analisa e aprova o projeto. Após a aprovação, geralmente é feita uma visita técnica no local pela equipe da concessionária. Após isso, a instalação pode ser realizada. Uma vez instalado, a equipe da concessionária faz uma nova vistoria técnica autorizando a ligação do sistema. Todo esse trâmite é resolvido pela Sunnergy, restando a você apenas usufruir da energia do sol.

Qual a durabilidade do sistema?

Mais   detalhes

Uma das principais vantagens de um sistema fotovoltaico é sua durabilidade. A Sunnergy trabalha apenas com as melhores marcas do mercado e nossos painéis fotovoltáicos têm garantia de até 25 anos para os painéis solares e de 10 anos para os inversores.

Como eu faço para monitorar o desempenho do meu Sistema?

Mais   detalhes

A Sunnergy oferece um aplicativo para celular e tablets que permite que você monitore em tempo real a quantidade de energia que está sendo gerada. Da mesma forma é possível analisar a energia produzida num certo período (anual, mensal, semanal). Através desta tecnologia a energia é tangibilizada e você fica seguro que seu sistema está te trazendo benefícios financeiros desde o momento da instalação.

A Sunnergy acompanha remotamente os sistemas para evitar falhas e maximizar a performance?

Mais   detalhes

Sim, nossa equipe técnica monitora todos os sistemas instalados, de forma a analisar a performance de cada um deles. Fatos como a queda de um galho de árvore nos painéis ou acúmulo de sujeira podem reduzir a performance do sistema. Assim, caso nossa equipe identifique uma queda na produtividade do seu sistema, entraremos em contato com você para verificar se existe alguma falha ou objeto obstruindo a captura da luz do sol.

Como funciona a compensação da energia que produzo e não consumo?

Mais   detalhes

Toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico que não é consumida é automaticamente fornecida para a rede pública de eletricidade. Através do relógio bidirecional, a quantidade de energia injetada é medida e computada pela concessionária através de créditos. Estes vêm explícitos na conta de luz e podem ser consumidos em até 60 meses. Nosso sistema de monitoramento online permite que você verifique a quantidade de energia produzida, estando certo que o cálculo está sendo feito da forma correta.

Outra facilidade é a possibilidade do consumo dos créditos em uma outra unidade consumidora, desde que a mesma esteja cadastrada na concessionária com o mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora. Por exemplo, se você tem uma casa de campo e produz mais energia que consome, é possível consumir os créditos gerados em sua casa na cidade, contanto que ambas estejam sob a área de atuação da mesma concessionária de energia.

Quais os custos de manutenção?

Mais   detalhes

Uma das grandes vantagens de um sistema fotovoltaico é a baixíssima necessidade de manutenção. Grande parte dos equipamentos são projetados para durarem mais de 25 anos, sem nenhum tipo de intervenção. A única necessidade recorrente é a limpeza dos painéis, que acumulam sujeiras e detritos, que podem levar à diminuição da performance do sistema. Porém, para isso podemos contar com a chuva, que faz todo este duro trabalho para nós.

Depois da instalação do sistema o trabalho da Sunnergy termina?

Mais   detalhes

Não. Monitoramos remotamente todos os sistemas de Energia Elétrica Solar dos nossos clientes para garantir a máxima produção de energia. Caso haja diminuição da performance do sistema entramos em contato com você para verificar se não há acúmulo de sujeira nos painéis ou algum outro objeto que possa estar atrapalhando a captura da luz do sol.

Existem linhas de financiamento para projetos de energia solar no mercado atual?

Mais   detalhes

Sim, praticamente todos os bancos têm linhas de financiamento para Energia Solar. Banco do Brasil, CEF, BV, Santander, Bradesco, Itaú e outros bancos possuem linhas de crédito para Energia Solar. Porém, o BNB, através do Programa FNE Sol, apresenta as melhores taxas de financiamento, embora ainda muito burocrático nas exigências aos clientes.

Quais as vantagens ambientais da energia fotovoltaica?

Mais   detalhes

A interação entre o silício e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, não produz resíduos. Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica. Além disso, a radiação solar é abundante e inesgotável, com grande potencial de utilização, enquanto o silício, principal semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre. Ou seja: é uma solução energética sustentável.

Como o sistema de Energia Elétrica Solar funciona e quais os seus principais componentes?

Mais   detalhes

O sistema fotovoltaico é composto basicamente por 3 componentes: módulos ou painéis fotovoltaicos, inversor e medidor bidirecional. Os módulos são responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Já o inversor é o cérebro do sistema, responsável por compatibilizar a energia gerada pelos módulos com a energia que vem da concessionária de energia. Converte a energia contínua para corrente alternada que é o formato utilizado pelas mesmas. O inversor também fornece as informações de dados da geração para um computador ou celular. É importante ressaltar que o sistema funciona de forma completamente automática. Ou seja, você não precisará se preocupar com absolutamente nada, pois a compatibilização da energia da rede com a energia produzida pelos painéis é 100% automatizada. O medidor bidirecional é utilizado para substituir o antigo medidor.

Aquecimento Solar e Energia Solar são a mesma coisa?

Mais   detalhes

Não. Os sistemas de aquecimento solar são utilizados apenas para aquecimento, por exemplo, de ambientes e água dos chuveiros. Já o sistema de Energia Solar produz energia elétrica que pode ser utilizada para suprir todas as necessidades da sua casa ou empresa.

Entendendo uma conta de energia elétrica – COSERN

Mais   detalhes

DADOS DO CLIENTE: apresenta o nome e CPF ou CNPJ do consumidor;
ENDEREÇO: mostra o endereço da unidade consumidora;
CLASSIFICAÇÃO: B1, B2 ou B3 - Residencial, Comercial, Industrial ou Rural – Monofásico ou Trifásico;
CONTA CONTRATO: mostra o número da conta contrato do consumidor. Número muito importante para iniciar o processo de dimensionamento de um cliente;
DATA, VENCIMENTO E VALOR DESCRIÇÃO DA NOTA FISCAL: mostra as tarifas aplicadas a conta (consumo, taxas, TIP, multa, etc.). O valor da tarifa tem 8 dígitos;
HISTÓRICO DE CONSUMO: apresenta o consumo dos últimos 12 meses através de um gráfico;
TOTAL A PAGAR: apresenta o valor total da conta a ser paga.

Qual o cenário de aumento da tarifa elétrica das concessionárias para os próximos anos?

Mais   detalhes

A matriz elétrica brasileira é altamente dependente da fonte hidroelétrica e o Brasil vive hoje uma das mais intensas estiagens já registradas. Grande parte dos reservatórios de nossas usinas hidrelétricas estão em níveis muito baixos.

Além disso, o ritmo de construção de novas usinas vem caindo, devido ao esgotamento de grandes rios que suportem novos empreendimentos, aliado a questões ambientais. Isto, somado ao aumento do consumo elétrico esperado para os próximos anos, configura uma relação desproporcional entre oferta e demanda de energia elétrica no País. Dessa forma, a tendência é de imprevisibilidade no preço da energia elétrica nos próximos anos, com um provável aumento nas tarifas.

O sistema valoriza meu imóvel?

Mais   detalhes

Nos Estados Unidos, onde este mercado já se encontra em um estágio mais maduro, é verificado uma valorização média de 8% nos imóveis que possuem sistemas fotovoltaicos (fonte: SunPower). A tendência é que no Brasil tenhamos o mesmo cenário, tendo em vista que uma casa com sistema de energia solar tem uma conta de luz muito abaixo de uma casa sem este tipo de sistema. Já se fala que os imóveis aqui no Brasil estão sendo valorizados em mais de 10% quando vem com energia solar instalado.

Cima